Tá Pronto: Board para Organizar Ideias e Projetos

Board + ToDo List para organizar projetos

Fazer mil projetos ao mesmo tempo requer organização, memória e disciplina que nem sempre nossa cabeça sozinha dá conta. Depois de muitas tentativas, aprendi que não dá para confiar só na memória – que falha e gera um nível de ansiedade que acaba atrapalhando o pouco tempo livre no meio de tanta coisa. (Dormir, oi?) Sabe quando a vontade some e parece que não vai ter jeito? Já testei uma infinidade de aplicativos mobile para dar conta do recado (que vai virar um post mais para frente, prometo), mas com a minha recente luta para ficar menos tempo pendurada no celular, achei uma solução simples e criativa de gerenciar com menos stress o que fazer. Um board de papel e post its!

Vi no Pinterest essa bela referência aqui e em plena madrugada resolvi rabiscar o board como estava sugerido no post. Funcionou tão bem que fiz outros boards para projetos específicos. Agora tenho um geralzão, mais um por empresa, um para o blog, um para casa e outro para o TCC (chega!).

Como Funciona
Deixo o “Geral” sempre a vista com as principais tarefas de cada projeto e só pego nos outros na hora em que estou me dedicando ao projeto específico. Ter aquele board principal na minha frente o tempo todo me traz uma sensação de tranquilidade por saber que tenho o controle do que precisa ser feito. E ainda me dá vergonha de procrastinar vendo os projetos que faltam, sabendo que poderia aproveitar melhor o tempo que está passando. Esconder as listas que não poderão ser feitas naquela hora diminui a ansiedade de ver tanta coisa e segura o foco no que o momento e a prioridade permitem.

Board + To-Do List para organizar projetos

Board geral com as principais to-do lists de cada projeto.

Em cada board, a estratégia que estou testando é a seguinte: os dois quadradinhos destacados de cima representam os projetos com prioridade e que estou trabalhando no momento. Assim, mantenho os outros projetos em vista na fila debaixo e “subo” o próximo quando termino um dos de cima. O mais difícil nisso tudo é definir prioridade em meio a tanta prioridade, mas aos poucos a ansiedade de fazer tudo junto-misturado diminui e fica mais fácil gerenciar o foco e o tempo. Quanto mais para baixo, menor a urgência do projeto. E deixo um quadradinho no canto inferior para destacar ideias legais para o futuro e que só entrarão na fila quando eu concluir os outros projetos. Uma forma de manter os sonhos por perto e animar em terminar o que já está engatilhado.

A ideia agora é testar novos layouts e brincar com as cores dos post its para facilitar a identificação de cada projeto. Pode até parecer que dá muito trabalho atualizar os boards, mas como eu gosto de papel e caneta, acabou virando algo automático e agradável – e o principal: menos ansiedade e mais foco. Às vezes, deixo o board geral do lado da cama para anotar, dar ordem de prioridade para as ideias e conseguir dormir sossegada.

Keep calm e anote tudo!

Uma ideia sobre “Tá Pronto: Board para Organizar Ideias e Projetos

  1. Além de lindo, é uma boa forma de deixar as ideias na cara. Existem ferramentas online até mais eficientes para organizar projetos, mas assim fica mais a prova de procrastinação.

Pronto, comenta!